Você já ouviu falar sobre as diversas inteligências que teríamos para nos desenvolver? Seriam elas a inteligência logico-matemática, a linguística, a espacial, físico-cinestésica, interpessoal, Intrapessoal e a musical. Quem desenvolveu e criou essa ideia foi o cientista Howard Gardner. Para Gardner, não existe apenas uma inteligência a ser desenvolvida durante o ensino. Por conta disso, hoje vamos falar um pouco sobre os diversos tipos de inteligência e o ensino de idiomas.
O professor e os diversos tipos de inteligências
Já percebeu que muitos professores de línguas usam vários tipos de conteúdos diferentes? Quem teve aula de inglês na escola pública deve lembrar dos professores sempre acompanhados de seus fieis sons portáteis. E quando falamos de utilização de diversos tipos de conteúdos, isso se justifica o frequente uso de áudios, vídeos, imagens e outras mídias.
A utilização dessas “ferramentas” é justificável quando vemos o que Gardner diz. É importante a exploração do ensino em diversas formas de inteligências possíveis. Ao fazer isso, conseguimos ter um maior aproveitamento e um aprofundamento muito melhor.
Como isso ajuda o aluno?
A resposta não é tão simples. Mas, entender a sua importância é o básico. Ao aprender de diversas formas diferentes, você tem mais aprofundamento e consegue ter uma imersão melhor no conteúdo. Por isso, ao aprender uma nova língua, você deve receber várias vezes de professores, a dica de assistir filmes, ouvir músicas e se aprofundar mais na cultura do país originário da língua.
Imagine você aprendendo espanhol sem conhecer nada da cultura espanhola, ou até mesmo não saber nada sobre a cultura dos países que falam espanhol. O aprendizado dessas inteligências é super importante para o desenvolvimento e o aprendizado de uma nova língua. Por isso, se você está querendo aprender espanhol, por exemplo, é interessante aprender uma música espanhola. Ou até mesmo desenvolver mais a inteligência interpessoal, conversando com pessoas do país estudado.
Quer saber mais?
Aprender uma nova língua pode ser mais fácil se você utilizar o aprendizado de diversas formas diferentes. Aqui, já falamos de poemas em espanhol que te ajudam a entender mais a língua.
Quer aprender espanhol usando vários conteúdos diferentes e um método rápido e prático? Clique aqui.
Me siga no Instagram. Clique aqui.